O escritório Huasen Architects foi anunciado vencedor da competição para a Sede da Fangda. A proposta vencedora, localizada em Shenzhen, China, remodela o terreno existente, transformando-o em um centro de 300 mil m² de comércios, escritórios e espaços de recreação e entretenimento, adjacentes a um núcleo de pesquisas de ponta e desenvolvimento tecnológico. A competição demandava a integração de um terminal de ônibus, tendo como base as estimativas do governo de que 55% das pessoas chegariam ao local através de ônibus.
HSA usou esta diretriz como ponto e partida, literalmente. O centro do complexo é convertido em um nó espacial, comparado ao olho de um furacão, a partir do qual quatro torres de escritórios de diferentes alturas partem. As faixas lineares no solo e os diferentes níveis se entrelaçam em um padrão regular, formando uma malha elevada, sobrepondo as curvas dos espaços comerciais. Os viajantes que passam pela rodovia Beihuan desfrutarão de belas perspectivas das torres, com a malha elevada se ocultando e reaparecendo entre os edifícios.
Praças, áreas de vegetação e água se integram criando uma entidade arquitetônica coesa que metaforicamente difunde a linha entre comércios e escritórios. Ao passo que as torres se repelem, as diferentes camadas que formam o loop central se fundem para gerar espaços contínuos de comércio. O escritório HSA acredita que o movimento dos consumidores, combinado com o constante ir e vir dos passageiros, garantirá um espaço urbano vibrante para a cidade.
Arquitetos
Localização
Shenzhen, Guangdong, ChinaArquiteto Encarregado
Andreja MitrovicEquipe de Projeto
Tijana Lapcevic, Zhou Shengjie, Zhang Yuewen, Huang Yuan, Wang Wenbin, Liu DewangConsultores
Wang Xiaodong, Li Lian, Bai Wei, Irma Coello, Jan MatthiesCliente
Fangda.coCusto
US$250.000.000,00Área
300.000 m²Ano
2013Fotografias